Componentes associados a Projetos Console Windows Aranda CMDB V 8.0

De ArandaWiki
Saltar a: navegación, buscar

 


Regras

O que e uma Regra?

Esta função permite elaborar certas normas relacionadas a os diferentes parâmetros usados para a criação e modificação do CI dentro do Aranda CMDB. Cada regra pode ser definida em ordem para ter uma o varias condições que de forma automática disparam uma o varias ações com o propósito de informar a os usuários e especialistas responsáveis de possíveis mudanças, problemas e/o avances, modificação de  parâmetros relacionados, invocar um serviço web o bem criar um caso em Aranda SERVICE DESK.

Lista de Regras

Para acessar a esta opção identifique e selecione a opção Configuração do menu principal, seguido do botão Projetos da área de trabalho e a continuação escolha a opção Regras. Esta funcionalidade permite administrar as regras disponíveis, onde poderá criar, visualizar, editar e eliminar uma regra selecionada.


CMDB8BR Image34.png



Como criar uma Regra?

Aranda CMDB permite a criação de regras que realizaram alguma ação de acordo a as condições estipuladas. Para isto, siga os passos a continuação:


1. Na  janela Regras, identifique e selecione a opção CMDB8BR NovaRegra.png no menu superior a lista de regras. Onde se exibe a janela Configuração de Regras:

CMDB8BR Image35.png


2. Seguido a isto, deverá criar as condições que compõem a regra em criação. Para isto, faça clic na opção CMDB8BR NuevoCondicion.png.


3. Especifique o tipo de condições na fila que se habilita poderá completar a informação requerida:

Campo

Selecione alguna das siguientes opçoes: país, cidade, andar, categoria, usuário responsável, agrupação, entre outros.

Operador

Permite definir o operador que vai ser usado para elaborar o critério. Aqui deve selecionar qualquer das opções segundo o que queira especificar:

  • E Igual
  • E Diferente
  • Começa Por
  • Contén, etc.
  • Maior que
  • Menor que
  • Maior o igual que
  • Menor o igual que

Valor

Lista dos possíveis valores que possam ter o campo, dependendo do que tenha sido selecionado previamente, para que se cumpram esta condição.


Cada vez que termine de criar uma condição, faça clic em CMDB8BR Aplicar cambios.png. Lembre que logo disto, pode adicionar a quantidade de condições que requeira.

Nota: Para CMDB, só está disponível o tipo de condição 1.


4. Assim mesmo, deve configurar uma expressão que define a organização e relação que deve existir entre as condições, para que se cumpram a regra.

Condição Regra

Determina como será a operação lógica de execução da regra, si existem varias condições se unem com palavras como AND o OR, dependendo da necessidade.


CMDB8BR Image36.png


5. Seguido a isto, escolha as ações a levar a cabo uma vez se cumpra a regra. Para isto, faça clic em Seguinte >>, onde se abrirá a seguinte janela:
CMDB8BR Image37.png


6. Faça clic em CMDB8 NovaAccion.png nova janela, selecione oTipo de Ação que deseje se leve a cabo. Lembre que pode escolher mais de uma ação e estas se realizaram de acordo a ordem em que tenha sido configuradas. Cada vez que escolha uma nova ação dos campos requeridos se exibiram na área direita da janela:


  • Enviar e-mail
Um correio eletrônico será enviado ao autor o ao responsável do CI. O assunto e conteúdo do e-mail podem ser personalizados adicionando rótulos predefinidos relacionadas com o registro (o rotulo muda de acordo ao tipo de registro).
Si deseja adicionar um rotulo com o título importante e geral dos campos assunto e corpo para o envio, faça clic em Adicionar campo á mensagem, escolha o tage e oprima Aceitar para adicionar o campo desejado.
CMDB8BR Image38.png
Finalmente, faça clic em Aplicar alterações, para voltar a página de ações.


  • Modificar Ítem
Os elementos de configuração que cumpram as condições definidas para regra gerada serão modificados, de acordo a os valores estipulados na janela. A informação para modificar inclui: Estado, impacto e responsável atribuído.
CMDB8BR Image39.png


Finalmente, faça clic em Aplicar alterações para voltar a página de ações.


  • Criar Caso
Se criará um novo caso automaticamente (incidente, problema, cambio, requerimento de serviço) em Aranda SERVICE DESK. Assim mesmo, poderá acessar a informação básica para o caso, de acordo com o tipo de registro, tais como: categoria, serviço, urgência e descrição. O novo registro estará disponível na console do especialista atribuído.
- O conteúdo do caso pode ser personalizado adicionando rótulos predefinidos relacionadas com o registro (o rotulo muda de acordo ao tipo de registro). Para isto faça clic em Adicionar campo á mensagem.
- Os campos categoria e serviço referem se a aqueles que têm sido criados na console do Aranda SERVICE DESK Por tanto, e necessário que Aranda CMDB encontrasse integrada com esta ferramenta para poder usar esta ação.
CMDB8BR Image40.png
Finalmente, faça clic em Aplicar alterações para voltar a página de ações.


  • Invocar Web Service
Se invocara um Web Service, acessando a rota o URL destino, que se encarregará de receber e enviar a informação de um CI a um web service externo. Por este motivo, é necessário que seja desenvolvido como parte do conector.
CMDB8BR Image41.png
Finalmente, faça clic em Aplicar alterações para voltar a página de ações.



7. Uma vez termine de configurar cada ação, faça clic em Terminar, para guardar os câmbios realizados.

Centro de Custo

O que e um centro de custo?

Um centro de custo refere se a unidade organizacional a qual se desejam associar as despesas incurridas pela compra e/o aluguel de CI, a os quais se atribuem orçamentos para datas determinadas.  

Lista de centros de custo

Para acessar a esta opção identifique e selecione a opção Configuração do menu principal e no botão Projetos da área de trabalho encontrará a opção Centro de Custo.Esta funcionalidade permite administrar os centros de custo disponíveis, onde poderá visualizar, criar, editar e eliminar um centro de custo selecionado.


CMDB8BR Image42.png



Como criar centros de custo?

Aranda CMDB permite a criação de centros de custo para a organização de orçamentos de custos do CI dentro da ferramenta. Para isto use os passos a continuação:

1. Identifique e selecione a opção Criar na seção inferior da janelaCentros de Custo.
2. Este e considerado um Campo Lookup, pelo qual se abrirá a janela de Aranda SETTINGS responsável da criação de todos estes campos.
Na janela que se habilita poderá completar l informação requerida:

Nome

Nombre del nuevo Centro de custo (unidad organizacional).

Código

Código de identificação do centro de custo em criação. Cabe realçar que cada código deve ser único para cada centro de custo.


CMDB8BR Image43.png


2. Finamente, faça clic em CMDB8 Aplicar.png


Associar Centros de custo a Projetos

Aranda CMDB permite a vinculação dos centros de custo com Projetos específicos dependendo das unidades organizacionais envolvidos nos custos dos CI's dentro da ferramenta. Para isto use os passos a continuação:

1. Selecione o projeto com o qual deseja vincular o centro de custo, na parte superior da console.
2. Para acessar a esta opção identifique e selecione a opção Configuração do menu principal, localizasse no botão Projetos da área de trabalho e selecione a opção Centro de Custo. Onde encontrará a lista dos centros de custo associados.
2. En la  seção inferior da janela Centros de Custo faça clic em Associar.
3. Seguido a isto, se abre uma janela onde poderá buscar e selecionar o centro de custo que deseje vincular. Esta funcionalidade permite filtrar a lista de centros de custo, para isto acesse o nome e faça clic em Pesquisar.
CMDB8BR Image44.png


4. Para realizar a vinculação, selecione o ou os centros de custo que deseja associar usando a tecla Ctrle faça clic em Aceitar.


Perfis

O Que e um Perfil?

Os perfis se definem com a outra maneira de classificação e especificação da localização dos CI's dentro do Aranda CMDB. Em outras palavras, um projeto pode ter associados diferentes perfis que facilitarão a pesquisa dos CI registrados.

Lista de Perfis

Para acessar a esta opção identifique e selecione a opção Configuração do menu principal, localize se no botão Geral da área de trabalho e encontrará a opção Perfis. Esta funcionalidade permite administrar os perfiles disponíveis, onde poderá criar, visualizar, editar e eliminar um perfil selecionado.


CMDB8BR Image27.png

Cómo criar un Perfil?

Aranda CMDB permite criar perfis, os quais permitem associar CI's com temas relacionados para assim realizar pesquisas fáceis e específicas.

1. Identifique e selecione a opção Criar na seção inferior da janelaPerfis.
2. Este e considerado um Campo Lookup, pelo qual se abrirá a janela do Aranda SETTINGS responsável da criação de todos estes campos.
2. Faça clic em CMDB8BR Insertar.png. Na fila que se habilita no listado poderá completar a informação requerida:

Nome

Nombre del nuevo Perfil.

Descripção

Breve descripção del perfil en creação.


CMDB8BR Image28.png


2. Finamente, faça clic em CMDB8 Aplicar.png


Associar Perfis a Projetos

Aranda CMDB permite vincular perfis a os Projetos requeridos, com o objetivo de permitir uma calcificação o más granular possível.Para isto, use os passos a continuação:

1. Selecione o projeto com o qual deseja vincular o perfil, na parte superior da console.
2. Para acessar a esta opção identifique e selecione a opção Configuração do menu principal, localize se no botão Projetos da área de trabalho e selecione a opção Perfis. Onde encontrará a lista dos perfis associados.
3. Na seção inferior da janela Perfis faça clic em Associar.
4. Seguido a isto, se abre uma janela onde poderá buscar e selecionar o perfil que deseja vincular. Esta funcionalidade permite filtrar a lista de perfis, para isto acesse o nome e faça clic em Buscar.
CMDB8BR Image29.png
5. Para realizar a vinculação, selecione os perfis que deseja associar usando a tecla Ctrl e faça clic em Aceitar.



Em qualquer momento poderá acessar a os conteúdos básicos de Aranda CMDB V 8.0.


Artigos Relacionados